Leitor de tela Leitor de tela Mapa do site Mapa do site Acessibilidade Ir para o menu: Alt+1 Ir para o conteúdo: Alt+2 Ir para a busca: Alt+3 Ir para o rodapé: Alt+4

Prefeito Saul Bemerguy presente nos primeiros resultados do seminário de Segurança Inovadora para a Região do Alto Solimões.

Prefeito Saul Bemerguy presente nos primeiros resultados do seminário de Segurança Inovadora para a Região do Alto Solimões.

Os nove municípios que integram o Alto Solimões terão um encontro com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para alinhar ações de apoio federal à segurança daquela área do oeste do Amazonas. A Região do Alto Solimões é dominada por cartéis de drogas, em razão da linha de fronteira Brasil, Colômbia e Peru, e ganhou maior evidência quando do desaparecimento e morte do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips.

O Alto Solimões também compreende uma parte da Terra Indígena Vale do Javari, com a presença das etnias Kanamari, Kulina, Pano, Matis, Matsés, Korubo, Tsohom Djapá e Marubo, além de 16 povos isolados, 30% dos indígenas isolados do Brasil. A reunião está pré-agendada para o dia 6 de outubro, com a presença confirmada do Secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Tadeu de Alencar, e a possibilidade da presença do Ministro Flavio Dino, ainda a ser confirmada.

A agenda se estabeleceu na manhã de sexta-feira, 18 de agosto, a partir de uma pergunta feita ao Secretário Tadeu de Alencar, que era palestrante, pelo Secretário de Segurança Pública de Benjamin Constant, Joel Zellian de Souza Castro. A resposta resultou em uma reunião após a palestra entre o Secretário Nacional de Segurança Pública e quatro prefeitos do Alto Rio Negro: Nazareno Souza Martins, de São Paulo de Olivença, Saul Nunes Bemerguy, de Tabatinga, David Nunes Bemerguy, de Benjamin Constant e Denis Linder Rojas de Paiva, de Atalaia do Norte.

O deputado Dan Câmara (Podemos), presidente da Comissão de Segurança Pública do Legislativo Estadual, e promotor do Seminário de Segurança Inovadora, se declarou muito satisfeito: “o seminário teve uma presença muito qualificada, tanto de palestrantes, todos especialistas na área, quanto de participantes que são gestores no interior – prefeitos, vereadores, secretários; a convergência de propósitos foi possível”. Ele reforçou a dificuldade que os cidadãos do interior do Estado, mesmo aqueles instituídos de alguma autoridade, têm de acesso a autoridades nacionais e estaduais: “possibilitamos isso com o Seminário e está o resultado, o primeiro de muitos”. São municípios da Região do Alto Solimões: Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Atalaia do Norte, Tonantins, Fonte Boa, Jutaí e Amaturá.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Tumblr
Email

Notícias recentes

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo Click to listen highlighted text!